A era da Transformação Digital

A transformação digital deixou de ser um conceito para o futuro e atua hoje no presente. O tema tem ganhado cada vez mais força em todas as empresas de diferentes segmentos ao redor do mundo, incluindo no setor público.

Mas, afinal, o que é Transformação Digital?

É um processo que envolve a integração da tecnologia em todos os aspectos do negócio. Isso não significa que basta a empresa ter presença digital com um site ou blog, vai muito além!

É uma mudança que acontece na estrutura das organizações e passa a ter um papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento daquele espaço. Além de promover uma cultura de inovação e melhorias contínuas para se adaptar às novas demandas do mercado.

Esse movimento é impulsionado pela evolução tecnológica, onde inovações como inteligência artificial, big data e IoT (Internet das Coisas) estão redefinindo como as organizações operam e se conectam com seus públicos. Essa é a tríade que se conecta para garantir a transformação digital.

Tríade da Transformação Digital

O primeiro elemento dessa tríade é a Inteligência Artificial, que permite às máquinas simular atividades cognitivas humanas, como percepção, aprendizagem, resolução de problemas e tomada de decisão. 

Toda inteligência artificial depende de uma base de dados e de grandes volumes de informações para analisar, aprender e realizar as tarefas para as quais foi projetada. O segundo elemento da tríade é justamente o “Big Data” que são esses conjuntos de dados cujo volume, variedade ou velocidade ultrapassa a capacidade humana de captação, gerenciamento e processamento. Essa abundância de dados é fundamental para o treinamento e a eficácia dos modelos de IA, permitindo percepções e soluções que seriam impossíveis sem essa infraestrutura de dados.

Na era do Big Data e da Inteligência Artificial, IoT é a sigla para a chamada “Internet das coisas”. Esse terceiro elemento é um sistema de objetos inter-relacionados e conectados à Internet, que são capazes de coletar e transferir dados em uma rede sem fio sem intervenção humana. Essa autonomia é a principal diferença da internet convencional, que depende da interação com pessoas.

Ao aplicar os recursos analíticos da Inteligência Artificial ao grande volume de dados gerados pelas redes de IoT, as empresas conseguem identificar e entender padrões valiosos para fundamentar suas decisões. Essa abordagem resulta em benefícios significativos tanto para consumidores quanto para organizações, incluindo estratégias proativas, automações inteligentes e experiências altamente personalizadas.

Dessa maneira, é possível alcançar resultados eficientes e inovadores, transformando como as empresas operam e interagem com seus clientes. No setor público, isso significa fazer mais, em menor tempo, sem burocracia e com eficiência. 

O Setor Público e a Transformação Digital

O setor público não fica de fora dessa transformação. Com uma sociedade cada vez mais conectada e dependente da tecnologia, os cidadãos esperam que os serviços públicos sejam acessíveis, eficientes e personalizados, assim como os serviços que eles têm acesso e interagem com as empresas privadas.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking do Banco Mundial que avalia a maturidade digital de 198 países. Com 140 milhões de usuários — representando 80% da população brasileira maior de 18 anos — a plataforma Gov.br, por exemplo, se destacou na avaliação, oferecendo acesso a documentos digitais como carteira de trabalho, de vacinação e de trânsito.

O ranking do Banco Mundial avalia sistemas governamentais centrais, prestação de serviços públicos, engajamento digital dos cidadãos e capacitadores de govtech. O Brasil foi o país que mais avançou na América Latina e no Caribe, subindo cinco posições em comparação ao ranking de 2021, onde ocupava o sétimo lugar.

Além disso, a inclusão digital da sociedade depende da ampla oferta e utilização de serviços públicos digitais. Uma das soluções para isso, segundo a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) 2022-2026, é fomentar a participação de Govtechs. 

O que são Govtechs?

Govtechs são empresas cujo propósito é oferecer soluções tecnológicas para melhorar a gestão pública e podem auxiliar gestores e servidores a superar as barreiras da digitalização.

Vários países, estados e municípios estão caminhando para a transformação digital no setor público. A Vox participa ativamente dessa migração no país, possibilitando a desburocratização de processos.

Por meio de soluções tecnológicas inovadoras, a Vox contribui para a implementação de soluções que melhoram a interação entre governo e cidadãos, facilitando o acesso a serviços e informações essenciais que antes demandava grande tempo e deslocamentos constantes, hoje pode ser realizado de forma online.

Conheça mais sobre os produtos da Vox e saiba como eles podem transformar ainda mais o nosso país.

Foto da capa: Reprodução da internet

Digite aqui para sua busca